segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Carnaval

Diário de Bordo, Porto, 11 de Fevereiro de 2008
Canção do Dia: «Good friday» Cocorosie


A greve continua...
O metro das 8:26 não passou na Estação de Vila do Conde.

Cansada do voo de quinta, procuro lugar para dormir. Sento-me no único lugar disponível. Um dos reservados para grávidas e acompanhantes de crianças de colo. Fecho os olhos. Acompanhada de música, tento repousar. A densidade populacional aumenta. Há uma luta desenfreada para arranjar local de apoio.

Entra uma inchada senhora. Numa dúvida fundamentada questiono-me: Dou-lhe o lugar?
Ora bem, não me importaria nada de lho ceder, a senhora parece estar grávida. No entanto, se lhe der o assento e esta não o estiver, colocar-me-ei numa situação muito pouco agradável!
A minha companheira da frente deixa a sonolenta malha.
-Quer sentar-se?
Levanto-me num pulo.

As melodias de "Rodrigo Leão" tocam. Agarro-me com dificuldade face à imensidão de mãos.
Embarca uma princesa trajando de azul. De tiara na cabeça, a pobre realeza mal se segura. Uma outra senhora mantem-se confortavelmente sentada.
-Mãe, ali não diz "Por favor não utilize estes assentos em hora de ponta"?!
-É filha. Há pessoas que não sabem ler.
-Lebánte-se múlhere! Támos aqui todos apertados! Parecemos as sardinhes!
-Deixe lá. O que bale é que é Carnabal! Ninguém leva a mal!

Andante







1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é Joana, embora lhe tenha ficado bem ceder o lugar, o Kant diria que essa sua acção não foi moral, pois não aconteceu espontaneamente. É a vida e por vezes é dura, e a moral nem sempre conta.
Um beijinho.
Carlos Amorim