terça-feira, 31 de março de 2009

A rapariga que inventou um sonho

Diário de Bordo, Vila do Conde, 31 de Março de 2009
Canção do Dia: «Há uma música do povo» Paula Oliveira e Bernardo Moreira


"Vi as horas. Eram onze e quarenta e cinco e o meu primo continuava sem aparecer. Estava a aproximar-se a hora do almoço e a cafetaria começava a encher-se de gente. Todo o tipo de vozes e sons, misturados como fumo, envolviam o ambiente. Tornei a procurar refúgio nas minhas recordações desse dia. E a evocar a canetinha dourada que ela tinha no bolso da frente do seu pijama.
Ah, é verdade, já me esquecia de dizer que ela usara precisamente aquela mesma caneta para escrevinhar num guardanapo de papel.
Um desenho. Ela tinha desenhado qualquer coisa. O guardanapo era demasiado fino e a ponta da caneta estava sempre a emperrar. Ainda assim, ela lá conseguiu desenhar uma montanha. E uma casinha no topo da montanha. Dentro da casa uma mulher dormia. E a toda a volta da casa cresciam salgueiros cegos. Tinha sido por causa dos salgueiros cegos que a mulher adormecera.
-Que raio de coisa é um salgueiro cego?- perguntou o meu amigo.
-Existe uma árvore com esse nome.
-Bom, se existe eu nunca ouvi falar dela.
-Isso é porque fui eu que inventei-disse ela, com um sorriso. Os salgueiros cegos estão cheios de pólen, e quando umas moscas pequenas transportaram o pólen agarrado às patas para dentro do ouvido da mulher, ela caiu num sono profundo.
Agarrando num outro guardanapo, ela traçou os contornos de um salgueiro cego. Era do tamanho de uma azálea. A árvore estava em flor e as suas flores despontavam no meio de folhas de um verde-carregado que mais pareciam caudas de lagartos dispostas em cacho. vendo bem, o salgueiro cego não se parecia nada com um salgueiro.
-Arranjas-me um cigarro?-pediu o meu amigo. Atirei-lhe um masso todo amassado e ensopado de Hope e meia dúzia de fósforos para cima da mesa.
-Visto de fora, à superfície da terra, um salgueiro cego pode parecer pequeno, mas tem umas raízes espantosamente profundas-explicou ela.-Na verdade, a partir de um determinado ponto deixa de crescer e começa a enterrar-se cada vez mais. Dir-se-ia que se alimenta de escuridão.
-E as moscas transportam o pólen para dentro do ouvido da mulher e põem-na a dormir-atalhou o meu amigo, vendo-se aflito para acender o cigarro com os fósforos húmidos.-E depois, o que acontece às moscas?
-Devoram. Saciam-se e comem a carne da mulher por dentro, naturalmente-disse a namorada do meu amigo.
-Ora toma. Embrulha e leva para casa-rematou o meu amigo."

(em «A rapariga que inventou um sonho» de Haruki Murakami)

Andante



Sem comentários: