segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Desconversas

Diário de Bordo, Vila do Conde, 24 de Outubro de 2011
Canção do Dia: «The Sad Story of a Little Town» Noiserv


A caminho do Polo Universitário, até Salgueiros, conversam duas idosas e uma jovem.

-Já recebi a carta da Câmara a dizer para me apresentar.
- E por que é que não foste agora, enquanto estivemos na missa? Fazias as compras depois...
-Oh, eu vou lá na quarta-feira.
-Podias ter ido lá agora...
-Oh mulher, já disse que vou lá na quarta!
-E para que era?
-É por causa do centro de desemprego. Ligaram-me para auxiliar numa escola.
-Auxiliar? Ai!... Eu aceitava!...
-Eu também!...
-Eu acho que vou aceitar, é melhor que este emprego!
-Olha lá, e por que é que não foste lá ontem? Podias ter ido lá ontem!
-Ontem tive a trabalhar!
-Ah pois foi. Devias ter ido agora enquanto estávamos na missa.
-Outra vez?! Rais'par'tàs velhas! Vou lá na quarta-feira!
(...)

-Olha lá, por falar nisso, que raio de história é essa de assistires à missa de pernas cruzadas?!... Já'lguma vez vistes alguém a'ssistir à missa de pernas cruzadas?! Ah?!...
-Não, não vi. Mas trabalho 8 horas por dia de pé e tou cansada. Por que é que não posso estar sentada?
-Oh Mena, e tu não tens filha na catequese?
-Tenho.
-E tu não vais à missa da tua filha?
-Vou.
-E alguma vez, vistes alguém a tomar a hóstia sentado?!
-Não, não vi. Mas oh mulher, qual é o mal de estar sentada quando estamos cansados?
-Oh, onde é que já se viu!
Intervém a terceira.
-Oh Lina, deixa lá a rapariga! No tempo de Jesus, quando Ele andava a pregar nos montes, as pessoas sentavam-se no chão à chinês no meio do chão! Qual é o problema, então?!

Andante

Sem comentários: