quinta-feira, 14 de maio de 2009

Catarinas

Diário de Bordo, Vila do Conde, 14 de Maio de 2009
Canção do Dia: «When I grow up» Fever Ray


-Qual é a nossa estação mãe?
-Sete Bicas.
-E a estação da festa, mãe? Qual é? Qual é?
-Senhora da Hora, será?!
-Vamos à festa mãe! Vá lá! Vá lá!
-Só no fim-de-semana.
-E a Senhora vai à festa? Pergunta à senhora sentada à sua frente.
-Eu não. Hoje não, só no fim-de-semana também. E tem filhos para levar?
-Não. Não tenho filhos.
-E o Senhor? O Senhor vai à festa hoje? Tem filhos?
-Tenho três filhos e vou levá-los no sábado.
-Só no sábado como eu. E levas todos?! É porque moram juntos?
-Sim.
-Ah! Tá bem! E como se chamam os teus filhos?
-Catarina, João e Mariana.
-Catarina?! É como eu! Ah... E que idade é que a tua Catarina tem?
-Tem 7.
-Como eu! E em que dia nasceu a tua Catarina?
-29 de Abril.
-29? A sério! Eu faço a 28! Só que não é de Abril!
-Só faltava andarmos na mesma escola!
...
-É a mesma que a minha! Se calhar conheço. Qual é o último nome dela?
-Ana Catarina Ferreira.
-É a Catarina do 2º ano mãe! Conheço perfeitamente!
-Ela costuma brincar com as meninas do 2º ano. Explica a mãe.
-E a Catarina porta-se bem?
-Porta-se. A Catarina do 2º ano porta-se mesmo bem, é o que eu penso.
-Tás a falar a sério, ou só a ser simpática.
-Tou a falar a sério. Se ela se portasse mal eu dizia-te.

Entram os "picas".
-O seu cartão, por favor.
-Tome.
-Obrigada.
-De nada. Obrigada eu. (Num despacho tremendo.)
-Já viram os cartões de toda a gente mãe?
-Já.
-E agora? Vão para casa jantar?
-Sim filha, agora vão para casa jantar.
...
-Os manos da tua Catarina que idade têm?
-6 e 12.
-Está na infantil? Vai agora para o primeiro ano? No mesmo colégio? Pergunta a mãe.
-Sim sim, exacto.

(Sete Bicas)

-Anda Catarina, já chegamos.
-Xau pai da Catarina Ferreira. Manda-lhe um beijinho e diz-lhe que a Maria Silva não tem de tomar conta dela nos intervalos, ela tem de se safar sozinha ok? Já é crescidinha. Não te esqueças do meu nome, sim?
-Ok.
-Adeus pai da Ana Catarina do 2º ano.
-Adeus Catarina.

Andante

Sem comentários: