quarta-feira, 6 de julho de 2011

Linguagem

Diário de Bordo, Vila do Conde, 6 de Julho de 2011
Canção do Dia: «Palco do Tempo» Noiserv


"(...) Também é certo que, se continuei a escrever, foi porque, pelo menos penso eu, tinha alguma coisa para dizer. (...)"

"(...)
-Para mim o mas importante de tudo é a linguagem."
-Mais do que a história?
"-Mais do que a história, infinitamente mais do que a história. Uma história bem construída é indispensável; aquilo tem de estar estruturado, tem de manter-se de pé. Mas eu costumo dizer que, da mesma maneira que o corpo humano tem setenta por cento de água, a literatura é setenta por cento de linguagem. E talvez durante a minha vida de escritor não tenha tido consciência disso, embora de alguma forma o estivesse praticando. Mas nos últimos tempos tornei-me consciente disso: o fundamental é a linguagem. (...)"

(em A última entrevista de José Saramago)

Andante

Sem comentários: