segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Francesinhas

Diário de Bordo, Vila do Conde, sábado, 14 de Janeiro de 2007
Canção do dia: «I dont wanna know» Mario Winans


Estávamos nas férias de Verão de 2006, eu e uma amiga regressávamos de um treino na estação do Bolhão. Já era tarde. Na nossa carruagem apenas estávamos nós as duas, uma cansada senhora de idade e um jovem bonacheirão.

Eu e a minha amiga conversávamos animadamente sobre o treino e a dança como habitualmente fazíamos.


-Olá meninas! Começou ele a meter conversa.

-Olá! Respondemos por boa educação.

-Tudo bem?

-Sim, tudo bem. Continuámos.

-Então como é que vocês se chamam?


Respondi-lhe com o meu nome. A minha amiga respondeu com um nome falso, como já havia feito outras vezes.


-Que lindos nomes que as meninas têm! Desculpem estar-me a meter convosco mas acho que aqui em Portugal as pessoas falam pouco umas com as outras!
Sorrimos...
-Acabei de chegar de França. Vim ver o meu pai. Já não o vejo à oito anos. Vou ali para Ponte da Barca.
-Elas ainda são muito novas para si! Deixe lá as miúdas!...Dizia a senhora com ar empertigado!




A viagem decorria, e o imigrante deu corda à conversa. Eu e a minha amiga respondíamos num misto de gozo e boa educação. Era só mais uma das muitas personagens que viajam sobre carris.



-Não querem vir comer umas francesinhas?
Entrámos no jogo:

-Tá bem pode ser.

-Então vamos, pode ser?

-Ok. Como combinámos?

-Vamos a um restaurante muito bom que eu conheço, numa rua perto da estação.
-A que horas?

-Mal cheguemos.
-Mas isso não pode ser. Temos dir a casa trocar de roupa. Não podemos ir assim! Mas depois vamos lá ter consigo, pode ser?
-Pode. Eu fico à vossa espera na estação.
-Ok, combinado. Demorámos aproximadamente 15 minutos. Espera por nós?
...


Andante



Voltei a vê-la. Apareceu num momento, desapareceu num intante. Estava a fazer outra vítima na estação de "Santa Clara". Não sei se hoje faria 90 anos novamente.


Andante

1 comentário: